Olá amigos! Estamos de volta com as novidades do Colégio Municipal João XXIII.
O Projeto da Saúde também continua. No último encontro, através de questionamentos, as estagiárias orientaram os alunos como viver a adolescência de forma saudável. Mesmo os alunos tímidos fizeram as suas perguntas e elas responderam de forma simples e clara. No sétimo RN, Isabela deu um show com suas perguntas. Tudo isso que está acontecendo são fatores positivos para a melhoria da aprendizagem e é uma forma de preparar os nossos alunos para enfrentarem os desafios que o mundo lhes oferece.
No mundo em que vivemos, o ideal não é isolar os nossos alunos, mas prepará-los para que eles, com sabedoria e discernimento, escolham o melhor caminho.
Outro fato que merece destaque é o interesse dos alunos pela Biblioteca. No momento do recreio, pois são apenas 15 minutos para atender muitos alunos que querem um livro para leitura. Após o sinal, eles não aceitam colocar os livros nas prateleiras, sem levá-los para casa. Nesse momento, é necessária a compreensão dos professores, pois no mundo da tecnologia, conseguir que o aluno ( a ) se interesse pela leitura é um ato que merece destaque. Precisamos compreender que a pessoa que, realmente, lê, desenvolverá a capacidade de compreensão de qualquer matéria. O que podemos afirmar é que temos muitos parceiros, no Colégio.
Após o sinal do recreio, é uma luta para os alunos voltarem para a sala. Acreditamos que o colégio encontrou um recurso para melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos.
A maior novidade foi o nosso Passeio Literário, no dia 28 de abril. Em 2011, selecionamos 55 melhores leitores e programamos um passeio para duas datas: não fomos, devido às chuvas. E como o Colégio segue o dilema: que promessa é dívida, realizamos o passeio. Lamentamos que apenas 20 alunos compareceram.
Saímos do Colégio às 8 horas, os alunos estavam eufóricos, alguns comentavam que não conseguiram dormir de tanta ansiedade. Agradecemos às pessoas que se ofereceram para acompanhar os alunos: Cici, Salete com seu esposo e Neuri. Durante a viagem, pudemos apreciar as maravilhas das paisagens montanhosas e também ao som das músicas cantadas pelas nossas garotas. O motorista, Toninho, parecia já fazer parte de nossa equipe. Agradecemos ao Colégio que ofereceu o lanche para os alunos.
Chegamos a Lavras Novas e logo já encantamos com o aspecto da cidade, simples e acolhedor. E para que os alunos, realmente, fizessem um passeio cultural, foram lidas várias informações sobre Lavras Novas.
O mais emocionante foi o passeio ao Pocinho. Pedimos informações, uns diziam que demoraríamos 30 a 40 minutos só para a ida, outros nos animavam dizendo que eram apenas 15 minutos. Sem termos noção de quase nada, fomos para uma trilha sem rumo, mas conduzidos por um cão que não nos abandonou. Foi engraçado uma turma de curiosos, correndo na frente, a Cici correndo atrás; outra turma, com a Salete, e no fim a Neuri com sua dificuldade de caminhar. Erramos, andamos, rimos e, no fim, encontramos o desejado Pocinho. Para alguns alunos, foi como se estivessem em uma imensa cachoeira. Lucas disse que estava fingindo de estar na praia. Não ficamos lá muito tempo, porque o local é bem perigoso e adolescente é muito aventureiro.
Quando voltamos, fizemos o lanche e fomos assistir a várias apresentações de dança em frente à Igreja, é um Projeto que pessoas de Ouro Preto desenvolvem e domingo seria o dia nacional da música.
Ao voltarmos, passamos em Itatiaia, local onde fizemos o nosso momento literário: alunos com livros nas mãos e lendo os poemas. Esse fato chamou a atenção de pessoas de Ouro Branco, que estavam no restaurante: garotos com livros nas mãos em pleno sábado.
Para finalizar o passeio, passamos na Fazenda do Pé do Morro, os alunos queriam fazer trilhas, passeamos por todo ambiente. A Neuri ficou, na lagoa, pescando. Pescou um peixe tão grande que ela repartiu para todos os vizinhos. Voltamos às 15 horas. Percebíamos no rosto de cada um o desejo de continuar o passeio e com o pedido de quero mais.
Salete gostou tanto que está programando viagens ao Zoológico e a Tiradentes. Vamos aguardar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário