sexta-feira, 22 de junho de 2012

NOSSO DIRETOR

          A oportunidade de comemorar um aniversário não é apenas para contagem de mais um ano de vida, mas é o momento de agradecimento a Deus pelo dom da vida. Dia 23 de junho, Marco Aurélio, nosso diretor, comemora mais um ano de existência, então todos do Colégio se alegram por essa importante data para ele e para todos que têm a graça de conviver com uma pessoa amiga, responsável e humana. Em demonstração de nossa gratidão a Marco Aurélio pelo compromisso com seu trabalho, entrevistamos alunos, funcionários e professores do nosso colégio e vejam o que eles dizem:

“Marco é um ótimo diretor, está sempre disposto a ajudar. Ele é responsável com tudo que faz. Promete e cumpre” Isabela-7º AL

“ Marco é companheiro. Procura sempre  o bem estar da escola, esforçando-se pela sua harmonia.” Sônia-professora.

“ É uma pessoa legal, gente boa. É paciente, amigo, conversa com os alunos e impõe respeito.” Antônio- 9º PR

“Diretor bom e divertido, está sempre de bom humor. Leva a sério a profissão. Ele sabe a hora certa de brincar e de advertir.” Jennifer-8º SP

“ Marco é uma pessoa generosa.” Adriano-prof. E.R.

“Diretor trabalhador. Cuida da escola e se interessa pelos alunos.” Larissa-6º PA

“ Marco é carismático, humilde e humano” Anderson-prof.

“Bom diretor, porque sabe ensinar e cobrar as regras sem agressão.” Maira-8º RJ

“ Marco é um grande amigo, bom patrão, é um chefão muito educado que trata a todos muito bem.” Orione-funcionário

“ Tenho pouco tempo de convivência com ele, mas vejo que ele é uma boa pessoa, um bom diretor.” Juliana-funcionária

“É difícil falar de Marco Aurélio, devido às inúmeras qualidades. Ele é excelente diretor, carismático e simpático.” Neném – funcionária.

“ Pessoa compreensiva e amiga” Márcia-secretaria

“ Excelente profissional” Ivani

“ Bom diretor, porque é justo nas suas decisões.” Guilherme-7º AL

“ Dentro de pouco tempo de convivência, percebo que é um excelente diretor, compreensivo, preocupando-se com o bem estar da equipe.” Adriano-E.F.

“ Marco é um diretor amigo, compreensivo e muito humano. Está sempre preocupado com a credibilidade do Colégio e o aprendizado dos alunos. Preocupa-se com o bem estar de todos, fazendo com que as pessoas trabalhem felizes.” Salete-Vice-diretora

“ Marco é um diretor amigo, verdadeiro defensor do Colégio. Excelente administrador, com sua juventude, administra com maturidade.” Soraia –professora

“ Ele sabe direcionar muito bem a escola.” Daniela- 6º AM

“ Marco foi meu professor e sinto orgulhosa de ver a sua evolução”.Professora Jaqueline

“ É bom diretor, cuida bem da escola.” André- 6º MT

“ MARCO é uma pessoa educada, um líder por natureza, possui o dom de conciliar. É aberto ao diálogo.” Rose-secretaria

“ É dinâmico, altruísta, com ideias inovadoras. Possui a capacidade de apagar incêndio.” Professora Grace.

“ Marco não é Deus, mas é tudo de bom: pessoa bacana, excelente diretor.” Marlene - funcionária

“É difícil falar de Marco Aurélio, pois é um diretor muito bom, atencioso que reconhece o trabalho, mesmo sem elogiar.” Neuri- funcionária

“Marco é uma pessoa simpática... abençoada.” Eva - funcionária

“Não vejo o Marco Aurélio como um chefe, mas como um filho, um irmão.” Conceição-funcionária.

“Marco Aurélio é um diretor que valoriza o trabalho de todos, dando-nos total autonomia.” Marta-secretaria

“ É uma pessoa justa, íntegra, equilibrada e profissional.” Janice

“ É um diretor bem legal, compreensivo, sabe a hora de chamar a atenção.” Diogo-6º AC

“ Pessoa que transmite seriedade, segurança, confiança,verdadeira amizade com os alunos, professores e funcionários”. Eduardo – professor

“É uma pessoa simpática, disponível, educada. Diretor amigo que dá liberdade ao diálogo” Zélia – Funcionária

“ Marco é humano, pois valoriza muito as pessoas, principalmente, as humildes.” Rosângela – Vice Diretora

“Pessoa atenciosa, amiga, prestativa e compreensiva. Todas as vezes que o procura, ele atende com atenção” Wilma – Bibliotecária

“ É um ótimo Diretor. Sabe compreender bem as pessoas” Valdelúcia


“Marco Aurélio é uma pessoa especial que, a todo momento, nos dá oportunidade de aprendizagem. Está sempre aberto ao diálogo e possui as palavras certas nos momentos certos.” Aretuza - Pedagoga

“ Depois de tantos elogios, posso dizer que concordo com todos e sinto-me orgulhosa de poder conviver com um ex-aluno tão         querido e bem sucedido. Agradeço  a confiança, o carinho e o respeito.” Cici-professora

Parabéns... e os nossos votos de muitos anos de vida com muita saúde, paz e alegria!!!



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Reconhecimento, Fé e Conhecimento

             Olá amigos, parecia que nós tínhamos desaparecido, mas voltamos com toda força para contar as últimas novidades de nosso Colégio.
            O primeiro fato temos como referência a frase do Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. A presença de Camila  professora de Educação Física e a Pedagoga Miriam cativou a todos com um jeito jovem e amigo de ser; não só com o bom relacionamento, mas também com a competência profissional. As lágrimas de nossos alunos demonstraram  o que sentem pelos professores quando são conquistados. Desejamos muito sucesso para elas e esperamos um breve retorno.
            Outro fato marcante foi a II visita da Imagem de Santo Antônio ao nosso Colégio, lembrando que foi um homem que viveu aqui na Terra, dando-nos testemunho de vida: amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Jesus amou. Ele era fiel à Palavra de Deus. A vida desse Santo continua chamando a atenção de muita gente por esse mundo a fora. Ele nasceu numa família rica e importante de Portugal, mas logo cedo quis viver o despojamento da vida de Jesus Cristo.
            Antônio nasceu para servir! E fez-se servidor da Palavra de Deus que anunciou não só com sua voz, mas, sobretudo, com seu exemplo. Através da imagem, lembramos algumas das inúmeras virtudes de Santo Antônio, Padroeiro de Ouro Branco:

“Acolheu com alegria a sabedoria da Palavra de Deus”

“Partiu para os desafios do mundo”

“Firmou-se na virtude da humildade”

“Foi defensor dos oprimidos”

“Foi mestre da Palavra para seus irmãos”

“Foi profeta dentro de casa e no mundo”

“Foi mestre da oração”

“Proclamou as maravilhas da Trindade”

              A nossa adoração é somente para Deus, mas é importante a nossa veneração aos santos. Então a imagem é como se fosse uma foto para lembrarmos de alguém que viveu aqui na Terra e nos deu testemunho de vida. Todos nós somos convidados a viver no caminho da santidade.
            Parabenizamos nossos alunos que se comportaram muito bem e valorizaram as palavras de Pe. Geraldo.
             O importante é que valorizamos a unidade entre os diferentes credos religiosos. Em todas as festividades do Colégio, contamos com um coral de alunas evangélicas que conquistam a todos com as suas belas vozes. Deus é único e Jesus morreu para salvar a todos. Porém cada pessoa escolhe o seu caminho de salvação.





A DIVERSIDADE QUE NOS UNIU

             A maior riqueza que possuímos é a enorme diversidade que temos. Essa diversidade de povos, crenças, culturas, línguas, cores permitiram o avanço do Homem. Todos os povos contribuem de igual forma para o nosso crescimento.
           Bárbara, Carla, Edwin, Luis, Micaela e Thomas estiveram presentes em nosso colégio. Com certeza, fazem parte de um povo, com crenças, culturas e línguas diferentes, mas que se uniram a nós para realização de um projeto.
            Quando eles se apresentaram, dizendo o tempo da permanência no Colégio, ficamos assustados, mas tudo passou muito rápido.
            Nos dias do Projeto, quando eles chegavam, colocavam-se em nosso meio, não como estrangeiros, mas amigos da escola. Indiferente da nacionalidade, o amor, a simpatia e amizade foram as vozes predominantes, na realização do Eduaction.
            Nossos agradecimentos à Secretária de Educação, Célia Chelini pela a indicação e à Gerdau pelo apoio ao Projeto.
             Depois de oito semanas de Convivência, chegou o momento da despedida. Na última aula, dia 21 de maio, alunos, intercambistas e pedagogas despediram-se, deixando que as lágrimas demonstrassem saudade e gratidão.
            Como forma de reconhecimento ao trabalho realizado, a escola ofereceu uma deliciosa torta e Hosana aluna do 9º PR leu a  mensagem entregue a cada um deles. Em seguida, como forma de lembranças, eles receberam um cartão com uma bolsa do Colégio.
            No dia 24 de maio, dois alunos, escolhidos pelos intercambistas, Lucas do 8º RJ e Antônio do 9º PR, participaram do momento de encerramento e despedida do grupo na Gerdau. Nesse dia, Felipe Representante da AIESEC apresentou o Colégio Municipal João XXIII como a escola que se destacou na acolhida e na realização do Projeto. Bruno, funcionário, da Gerdau realçou que também os nossos alunos podem participar de projetos como esse porque a oportunidade surge para todos, mas depende do esforço de cada um.





                                                        
                                                          A ESCOLA E A FAMÍLIA

            Outro acontecimento importante foi o Dia da Família na escola, dia 19 de maio. Com uma presença significativa de famílias de nossos alunos, demonstrando assim que a parceria entre ESCOLA E FAMÍLIA é de fundamental importância para que o ( a ) aluno (a ) sinta-se bem em um ambiente escolar.
            Na entrada, as famílias foram recebidas com músicas e uma mensagem. As homenagens foram simples, mas significativas: apresentação do Preço do Amor, Jogral, Música, poema e mensagem. A simplicidade foi a maior expressão de carinho às famílias dos alunos.
        Outra pessoa que merece a nossa gratidão é o jovem Felipe que está sempre presente em nossas festividades com seu violão e a sua linda voz, emocionando a todos com as suas melodias. Nesse dia, demonstrando o carinho para com o nosso Colégio, fez o sorteio de camisas. Após a homenagem às famílias, Felipe emocionou os professores e funcionários, tocando e cantando.
            Depois da homenagem, foi servido o delicioso café com as broinhas, bolos e biscoitos preparados pelas nossas habilidosas cozinheiras.
            A certeza de que o momento estava agradável era a alegria estampada no rosto de cada um. Esses momentos demonstram que a escola não quer apenas a presença da família para punições, mas momentos de convivência harmoniosa, para que todos sintam o  ambiente educativo de seus filhos.











                                                          NOVIDADES NA BIBLIOTECA

            O número de leitores está aumentando cada vez mais. Com esse número elevado de  alunos na Biblioteca, nos 15 minutos, ficou-se estabelecido o atendimento a 40 alunos, com a distribuição de senhas.
            As alunas Tainá e Débora são as colaboradoras da Biblioteca, elas sentem-se apertadas quando as fichas acabam e mais alunos querem entrar.
            Com certeza, nem um(a) aluno (a) ficará prejudicado (a), pois, durante a semana, de acordo com os horários estabelecidos, todas as turmas serão atendidas.
            Acreditamos que, com esse movimento, os nossos alunos terão maior capacidade de compreensão em todas as disciplinas e melhorarão o desempenho na leitura, na escrita e produção.

terça-feira, 19 de junho de 2012

O Blog parou, mas a escola continua sua vida ativa...

               Olá amigos! Estamos de volta com as novidades do Colégio Municipal João XXIII.
            O Projeto da Saúde também continua. No último encontro, através de questionamentos, as estagiárias orientaram os alunos como viver a adolescência de forma saudável. Mesmo os alunos tímidos fizeram as suas perguntas e elas responderam de forma simples e clara. No sétimo RN, Isabela deu um show com suas perguntas. Tudo isso que está acontecendo são fatores positivos para a melhoria da aprendizagem e é uma forma de preparar os nossos alunos para enfrentarem os desafios que o mundo lhes oferece.
            No mundo em que vivemos, o ideal não é isolar os nossos alunos, mas prepará-los para que eles, com sabedoria e discernimento, escolham o melhor caminho.
            Outro fato que merece destaque é o interesse dos alunos pela Biblioteca. No momento do recreio, pois são apenas 15 minutos para atender muitos alunos que querem um livro para leitura. Após o sinal, eles não aceitam colocar os livros nas prateleiras, sem levá-los para casa. Nesse momento, é necessária a compreensão dos professores, pois no mundo da tecnologia, conseguir que o aluno ( a ) se interesse pela leitura é um ato que merece destaque. Precisamos compreender que a pessoa que, realmente, lê, desenvolverá a capacidade de compreensão de qualquer matéria.  O que podemos afirmar é que temos muitos parceiros, no Colégio.
            Após o sinal do recreio, é uma luta para os alunos voltarem para a sala. Acreditamos que o colégio encontrou um recurso para melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos.
            A maior novidade foi o nosso Passeio Literário, no dia 28 de abril. Em 2011, selecionamos 55 melhores leitores e programamos um passeio para duas datas: não fomos, devido às chuvas. E como o Colégio segue o dilema: que promessa é dívida, realizamos o passeio. Lamentamos que apenas 20 alunos compareceram.
            Saímos do Colégio às 8 horas, os alunos estavam eufóricos, alguns comentavam que não conseguiram dormir de tanta ansiedade. Agradecemos às pessoas que se ofereceram para acompanhar os alunos: Cici, Salete com seu esposo e Neuri. Durante a viagem, pudemos apreciar as maravilhas das paisagens montanhosas e também ao som das músicas cantadas pelas nossas garotas. O motorista, Toninho, parecia já fazer parte de nossa equipe. Agradecemos ao Colégio que ofereceu o lanche para os alunos.
            Chegamos a Lavras Novas e logo já encantamos com o aspecto da cidade, simples e acolhedor. E para que os alunos, realmente, fizessem um passeio cultural, foram lidas várias informações sobre Lavras Novas.
            O mais emocionante foi o passeio ao Pocinho. Pedimos informações, uns diziam que demoraríamos 30 a 40 minutos só para a ida, outros nos animavam dizendo que eram apenas 15 minutos. Sem termos noção de quase nada, fomos para uma trilha sem rumo, mas conduzidos por um cão que não nos abandonou. Foi engraçado uma turma de curiosos, correndo na frente, a Cici correndo atrás; outra turma, com a Salete, e no fim a Neuri com sua dificuldade de caminhar. Erramos, andamos, rimos e, no fim, encontramos o desejado Pocinho. Para alguns alunos, foi como se estivessem em uma imensa cachoeira. Lucas disse que estava fingindo de estar na praia. Não ficamos lá muito tempo, porque o local é bem perigoso e adolescente é muito aventureiro.
            Quando voltamos, fizemos o lanche e fomos assistir a várias apresentações de dança em frente à Igreja, é um Projeto que pessoas de Ouro Preto desenvolvem e domingo seria o dia nacional da música.
            Ao voltarmos, passamos em Itatiaia, local onde fizemos o nosso momento literário: alunos com livros nas mãos e lendo os poemas. Esse fato chamou a atenção de pessoas de Ouro Branco, que estavam no restaurante: garotos com livros nas mãos em pleno sábado.
            Para finalizar o passeio, passamos na Fazenda do Pé do Morro, os alunos queriam fazer trilhas, passeamos por todo ambiente. A Neuri ficou, na lagoa, pescando. Pescou um peixe tão grande que ela repartiu para todos os vizinhos. Voltamos às 15 horas. Percebíamos no rosto de cada um o desejo de continuar o passeio e com o pedido de quero mais.
           Salete gostou tanto que está programando viagens ao Zoológico e a Tiradentes. Vamos aguardar!








          

Calendário 2019