quinta-feira, 26 de abril de 2012

O nosso idioma, compromisso de todos

            Nas últimas décadas, com as avaliações externas, as estatísticas têm apresentado dados negativos quanto à capacidade de leitura, interpretação e produção. Esse é um fato muito preocupante, pois afeta outras áreas de conhecimento e também a vida em sociedade e até mesmo o desenvolvimento profissional.
            Na escola, essa realidade só mudará, se todos os professores, indiferente da disciplina que leciona, preocupar-se com a leitura, interpretação e produção relacionados com seu conteúdo.
            Essa prática já vem acontecendo com alguns professores do Colégio Municipal João XXIII. E, no momento, queremos parabenizar o professor Eduardo Viana, por ocasião do Dia Mundial da Água, após vários incentivos, ele promoveu um concurso de textos em prosa e poema e os vencedores foram: Daniele Paula do 6º ano “AM” e  Hugo de Melo do 6 º ano “MT”
            No dia 17 de março, ele fez a premiação perante a todos alunos para que outros também sintam o prazer também de produzir.
            Eis aqui os textos.
ÁGUA
Água dos rios e nascentes
Água que fica a jorrar
Desce silenciosa
Para no mar desaguar.

Devemos cuidar da água
Para ela nunca faltar
Sem essa coisa tão bela,
Como nossos netos vão ficar?

A água tem um mistério
Que a todos nos seduz
Com esse jeito cristalino
É mesmo fonte de luz.

Águas que descem do céu
Sai das nuvens a cair
Vem molhar a plantação
Para muitos frutos produzir.

Nesse pequeno poema
Eu quero aqui expressar
O meu amor pela água
Que todos nos devemos cuidar.

Autora: Daniele Paula 6º ano AM

O QUE FAZER PARA PRESERVAR A ÁGUA

Para preservarmos a água, primeiro temos que reconhecer que esse bem é essencial para a nossa sobrevivência. Nós não devemos jogar lixo nem produtos químicos nos rios, pois isso a torna imprópria para o consumo. Também devemos sempre verificar se o encanamento não está com buracos porque a possibilidade de vazar água pelos buracos e desperdiçar a água potável. Não devemos empurrar o lixo e nem lavar o carro com a mangueira porque isto gasta muita água. Não devemos ter banhos demorados porque isto também gasta bastante água.
Há várias maneiras de preservamos a nossa água e devemos fazer tudo isso e muito mais para o futuro termo bastante água potável para consumirmos e poder fazer outras coisas que nós precisamos.
Autor: Hugo de Melo – 6 º ano MT

Daniele Paula e Hugo de Melo vocês brilharam!!!!!!!!!!!! Continuem cuidando da água e da leitura. Aguardamos outras produções.




segunda-feira, 16 de abril de 2012

PÁSCOA-ESCOLA RENOVADA

              É tempo de Páscoa, vida nova, porque Jesus ressuscitou e vive no meio de nós. Então não poderíamos nos esquecer de relatar as nossas novidades.
            Equipe de Liderança, professores, funcionários e Secretaria Municipal de Educação também se uniram para a comemoração da Páscoa, com a distribuição de bombons para os alunos, no dia 09 de abril; e para que Páscoa não tenha apenas o sentido de chocolate, no turno vespertino, cada aluno, ao chegar à escola, recebeu uma mensagem de Páscoa, motivando-os a valorizarem a ressurreição de Jesus
            Como já foi dito, temos um grupo de jovens de outros países, desenvolvendo um Projeto em nosso colégio. São (Luis e Edwin (Colombianos), Micaela e Bárbara (Argentinas), Carla (Chilena) e Thomas (Moçambicano), e eles vêm nos conquistando com a simpatia. Parece que   estão se sentindo como se estivessem em sua pátria, até mesmo em sua própria casa, com suas famílias. Mas pudera Aretuza e Miriam, com suas simpatias, fazem as honras da casa, acompanhando-os no Colégio.
            O primeiro encontro aconteceu, no dia 29 de março, em que os intercambistas fizeram a introdução do projeto, enfatizando a importância da UNIÃO entre as pessoas para um mundo melhor. Depois eles saborearam o delicioso cachorro-quente, preparado pelas mãos habilidosas de nossas cozinheiras.
           No dia 09 de abril, foi o segundo encontro, nesse eles falaram sobre seus países e as diferenças culturais. O mais emocionante foi a permanência deles, na hora do recreio, com caracterizações de seus países, para se tornarem conhecidos por  alunos das outras turmas. Apresentaram as bandeiras, ofereceram docinhos e balas, conversaram com o todos. Não houve timidez, principalmente, por parte dos alunos dos 6ºs anos.





             Outro fato importante foi a participação de nossos alunos nos jogos escolares. Eles se esforçaram bastante, contando com o acompanhamento dos professores de Educação Física: Adriano e Camila, que não mediram esforços para tornarem nossos alunos vencedores. O resultado foi brilhante 2º lugar Futsal feminino mód. I e 3º lugar masculino mód. I.




            Na Biblioteca, em março, o movimento foi intenso, no turno vespertino, fizemos o empréstimo de mais de 500 livros. Parabéns, principalmente, aos alunos dos 6ºs anos. É emocionante, perceber que alunos do Colégio fazem do momento de lazer, um momento cultural, realizando a leitura de livros, jornais, revistas e revistinhas.
            Eduardo, professor de Ciências, desenvolveu um trabalho de Produção de texto em prosa e poemas, por ocasião do dia Mundial da Água. Aguardem o resultado. Também não poderíamos deixar de falar das aulas de laboratório, aulas participativas, com uma aprendizagem concreta. Parabéns professor!

Calendário 2019